O intérprete investe muito tempo e rigor na preparação de uma obra. Contudo, enquanto pessoa que atravessa um palco e expõe as suas emoções perante uma plateia, raramente há uma preparação integral do seu ser.
O alto nível de concentração necessário pode facilmente induzir ansiedade num músico, bailarino, actor, e debilitar a sua performance, gerando consequentemente frustração e, indo mais além, causar um efeito traumático, podendo traduzir-se em pânico de palco
Um artista é submetido a muitas audições, concertos, concursos, onde normalmente é necessário provar a sua qualidade em poucos minutos, estando constantemente sujeito a um elevado grau de pressão, mesmo que até inconscientemente.
A ansiedade em palco pode ser vista como um sinal de fraqueza e raramente este tema é abordado e discutido abertamente. Contudo, este problema existe e é real para muitos artistas. Considerando o impacto do “stage fright” na vida performativa, é fundamental a criação de competências no performer para que o palco seja vivenciado como uma experiência saudável e integral.
Mantenha-se atualizado sobre os meus projetos e eventos futuros.