Sobre mim

Ana Moreira Da Silva

Nasceu em 1977, iniciando o seu estudo de piano aos seis anos. Estudou no CCM/Artave e com o Professor José Alexandre Reis terminou o Curso Complementar do Conservatório com a classificação máxima de Vinte Valores.

Em 1997 conhece Maria João Pires com quem teve aulas e aprendeu a olhar o piano como a “manifestação universal do espírito humano”. Esta inspiradora orientação permanece até hoje na sua vida e percurso artístico.

Depois de terminar o conservatório estudou na Escola Superior de Música do Porto (com Pedro Burmester e com Miguel Borges Coelho).

Participou em cursos de aperfeiçoamento com os pianistas e músicos Tânia Achot, Helena Sá e Costa, Tsiala Kvernadze, Madeline Williamson, Joel Bello Soares, Miguel Henriques, Markus Groh, Caio Pagano, Jerôme Granjon, Augustin Dumay e Jian Wang.

Durante o seu percurso académico foi ainda selecionada para participar nos cursos de Verão da Universitat Mozarteum, em Salzburg e no Curso Internacional de Música de Girona.

Em 2002, com Maria João Pires, integrou o curso de piano “A Frase” (em Belgais- Center for the Arts). Aqui trabalhou não só os aspectos técnicos e artísticos da arte do piano, mas também o efeito e potencial do som no corpo humano e nas emoções. É em Belgais que conhece o músico e musicoterapeuta francês Dominique Bertrand (presidente do Centre International de Musicothérapie, Paris) acontecendo o seu primeiro despertar para a musicoterapia. 

Neste ano partiu para Londres para ter aulas com o pianista Kevin Kenner e no ano seguinte foi selecionada para entrar no curso de pós-graduação Classe de Virtuositée no Conservatório Superior de Música de Fribourg (Suiça), começando aqui a estudar como o pianista e maestro brasileiro Ricardo Castro. 

Depois da sua temporada na Suiça regressa a Portugal e começa a fazer trabalho de investigação sobre o poder curativo da música e em 2008 viaja para Madrid, recebendo uma bolsa pela Faculdade de Medicina da Universidade de Alcalá de Henares para aprofundar a sua formação. Em 2009 concluiu nesta instituição a pós-graduação Especialista em Musicoterapia.

Ana Moreira da Silva estudou e viajou pelo mundo em busca de ensinamentos inspiradores de grandes mestres. Em Salzburgo, tocou a ancestralidade vibrante de Mozart. Em Londres, especializou a sua técnica pianística caminhando pelas paredes seculares e emblemáticas  do Royal College of Music. Na Suíça aprendeu a importância da escuta profunda e o poder do silêncio nas montanhas brancas alpinas.  Em Alcalá de Henares, cidade berço de Miguel de Cervantes,  inspirou-se na sonoridade das palavras. 

Seguiram-se muitos mergulhos pelo mundo da cura  e actualmente é formada em Massagem de Som e Métodos de Cura em Taças Tibetanas e Gongos segundo os métodos tradicionais dos Himalaias, é facilitadora em Constelações Sistémicas (aplicando este método terapêutico ao som e à expressão de emoções através da voz e dos instrumentos),  Sound Health and Wellness coach pelo Institute of Health Sciences, Irlanda.

Em 2023 estudou em Londres com Simone Niles especializando-se em cura através do canto e da voz. É Sound Healer certificada pela British College of Sound Healing.

Apresenta-se regularmente em conferências, divulgando a importância da musicoterapia, e realiza frequentemente formações e workshops.

Actualmente vê a sala de concertos como uma sala de terapia gigante, onde o impacto de todo o material sonoro que aqui se produz é invisível mas sentido em todas as camadas do ser. Os seus concertos cortam com o antigo padrão da sala de concerto clássica, transformando-a agora num grande círculo de cura sonora onde muitas curas podem acontecer através do som do piano e das taças tibetanas.

Nos últimos anos tem dedicado especial atenção à saúde da mulher. O trabalho de investigação sobre a influência do som nos 4 arquétipos femininos foi a base para a criação dos grupos Ritmos de Mulher, círculos femininos que orienta desde 2018. 

É fundadora do método MindfulSound e orienta várias formações e cursos de Medicina do Som.

A música é o seu meio de expressão mais imediato. O seu desejo é promover o crescimento pessoal, integrando a arte como meio de atingir a cura e de desenvolver o infinito potencial humano de todos os que se cruzam no seu caminho.

Loading...