Ana Moreira Da Silva
Biografia
Nasceu em 1977, iniciando o seu estudo de piano aos seis anos. Estudou no CCM/Artave e com o Professor José Alexandre Reis terminou o Curso Complementar do Conservatório com a classificação máxima de Vinte Valores.
Em 1997 conhece Maria João Pires com quem teve aulas e aprendeu a olhar o piano como a “manifestação universal do espírito humano”. Esta inspiradora orientação permanece até hoje na sua vida e percurso artístico.
Participou em cursos de aperfeiçoamento ministrados por Tânia Achot, Helena Sá e Costa, Tsiala Kvernadze, Madeline Williamson, Joel Bello Soares, Miguel Henriques, Markus Groh, Caio Pagano, Jerôme Granjon, Augustin Dumay e Jian Wang.
Frequentou os cursos de Verão da Universitat Mozarteum, em Salzburg, sob a orientação de Bernard Ringeissen e o Curso Internacional de Música de Girona- Espanha, trabalhando com o pianista Boris Berman. Estudou na Escola Superior de Música do Porto (com o Professor Pedro Burmester e com o Professor Miguel Borges Coelho), em Londres (com o pianista Kevin Kenner) e na Suiça (onde frequentou o curso de pós-graduação “Classe de Virtuositée” no Conservatório Superior de Música de Fribourg na classe do pianista brasileiro Ricardo Castro).
Apresentou-se a solo e em música de câmara em Portugal, Espanha, Inglaterra e Suíça.
Atuou enquanto solista com a Orquestra do Norte e a Orquestra Artave, sob a direção do maestro António Soares, do maestro brasileiro Emílio de César e do maestro Armando Vidal.
Em 2002, com Maria João Pires, integrou o curso de piano “A Frase” (em Belgais – Center for the Arts). Aqui trabalhou não só os aspectos técnicos e artísticos da arte do piano, mas também o efeito e potencial do som no corpo humano e nas emoções.
É em Belgais que conhece o músico e musicoterapeuta Dominique Bertrand, acontecendo o seu primeiro despertar para a musicoterapia. Desde este momento começou a realizar trabalho de investigação nesta área e em 2008 foi-lhe atribuída uma bolsa pela Faculdade de Medicina da Universidade de Alcalá de Henares (Madrid). Em 2009 concluiu nesta instituição a pós-graduação “Especialista em Musicoterapia”.
Apresenta-se regularmente em conferências, divulgando a importância da musicoterapia, e orienta frequentemente workshops e concertos meditativos. Recentemente, organizou e tocou com Maria João Pires num concerto meditativo em Belgais Center for the Arts.
Atualmente é pianista, musicoterapeuta e professora de piano. A música é o seu meio de expressão mais imediato. O seu desejo é promover o crescimento pessoal, integrando a arte como meio de atingir a cura e de desenvolver o infinito potencial humano de todos os que se cruzam no seu caminho.